Como conseguir atendimento médico de qualidade sem ter um plano de saúde?

Conseguir um bom atendimento médico não parece ser uma missão fácil na vida dos brasileiros. O SUS conta sempre com inúmeras reclamações e dificuldades, e aqueles que possuem plano de saúde também se sentem insatisfeitos com o valor pago e o serviço prestado.

São muitas as reclamações, como as mensalidades altas (com reajustes acima do índice da inflação), não conseguir atendimento ou até negação do plano para a realização de cirurgias e exames, dificuldades nas internações e atendimentos de urgência e emergência e descredenciamento de hospitais, médicos e clínicas.

Então, como contar com um bom atendimento, sem ter que pagar muito, e recebendo atenção e cuidados de qualidade? Nós separamos algumas possibilidades que você precisa conhecer!

Aplicativos e plataformas online

Essa ainda é uma ideia recente, mas que está crescendo em termos de adesão e de presença nas cidades. A intenção é, por meio de uma plataforma online, conectar profissionais de saúde, laboratórios, clínicas e pacientes.

O principal público-alvo desses sistemas são as empresas que desejam oferecer a vantagem de um bom sistema de saúde aos seus colaboradores, mas não conseguem arcar com os altos custos dos planos de saúde.

Outra possibilidade são os aplicativos que funcionam como uma espécie de “Uber da saúde”. Ou seja, eles conectam pacientes e médicos que realizam consultas a preços mais populares.

São plataformas online nas quais as clínicas particulares previamente cadastradas podem disponibilizar alguns horários para consultas e exames com valores mais atrativos. O paciente precisa realizar o agendamento e o pagamento via site.

Para manter a qualidade, essas plataformas se responsabilizam a avaliarem previamente as clínicas antes de elas se cadastrarem.

Vantagens

Embora ainda recentes, esses aplicativos e plataformas possuem algumas vantagens, como:

  • facilidade na hora de encontrar o profissional e agendar as consultas;
  • custos reduzidos;
  • possibilidade de implantação nas empresas (oferecendo mais saúde aos colaboradores).

Contudo, essas opções não estão presentes em todas as cidades e ainda possuem uma oferta restrita de profissionais.

Seguro saúde

Outra possibilidade para quem não tem ou não quer mais depender do plano são os seguros saúde, oferecidos por várias empresas e com apólices e regras diferenciadas.

A ideia funciona de maneira diferente do plano. Quem conta com um seguro pode escolher o médico no qual deseja se consultar, onde fazer os exames ou até os hospitais em que ficará internado, por exemplo, e o seguro faz o reembolso desses valores.

Porém, é sempre necessário ficar atento. Já que, como dissemos, as apólices podem ser diferentes, existindo um teto máximo que o seguro reembolsa especialidades e atendimentos que estão ou não cobertos.

A grande vantagem é o valor, que costuma ser bem mais acessível que o plano e ainda a comodidade de poder agendar consultas e procedimentos com os especialistas que você preferir. Normalmente, o tempo de espera para ser atendido também é menor, já que a sua consulta é marcada como “particular” e não pelo plano.

Assim como nos planos de saúde, os seguros também possuem modalidades, como familiar, individual e variável de acordo com a cobertura.

Vantagens

Quando comparado ao plano, o seguro saúde possui alguns pontos positivos, como:

  • valor mais acessível;
  • possibilidade de agendar consultas, exames e procedimentos com o médico ou o hospital que você preferir (e não apenas os credenciados).

Porém, como dissemos, é imprescindível ficar de olho na sua apólice, pois é lá que estarão descritas as condições do seguro, como teto máximo de reembolso, coberturas e outras questões contratuais importantes para não acabar sendo pego de surpresa.

Clínicas populares

atendimento médicoAs clínicas populares funcionam como centros médicos, oferecendo atendimento médico especializado, consultas e exames com preços mais acessíveis. Em uma clínica popular, você pode encontrar vários tipos de especialistas como: pediatria, cardiologia, oftalmologia, ginecologia, dermatologia e assim por diante.

A grande vantagem, além do preço, é o atendimento que costuma ser bastante personalizado. Na verdade, a intenção é relembrar os tempos dos antigos médicos de família, que acompanhavam os pacientes desde os seus primeiros anos e sabiam tudo sobre a sua saúde, se atentando a qualquer alteração e prestando um serviço muito mais assertivo.

Muitas dessas clínicas oferecem a possibilidade de um serviço multidisciplinar, caso seja necessário. Ou seja, elas disponibilizam, a preços mais atrativos, consultas e tratamentos com outros profissionais de saúde, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, etc.

Além de tudo isso, o usuário ainda poderá realizar uma gama variada de exames já nessas clínicas, indo desde os mais simples, como raio-x ou hemograma, até os mais complexos, como uma densitometria óssea ou mamografia, por exemplo.

É importante salientar que, o custo mais acessível das consultas e procedimentos não significam um atendimento ruim. Pelo contrário.

Para que essas clínicas funcionem é preciso seguir um protocolo rígido de controle e avaliação dos Conselhos Regionais de Medicina, garantindo que os profissionais possuem capacidade técnica e competência para fazer os atendimentos e procedimentos, além de exigir que a clínica disponha de infraestrutura suficiente e adequada.

Assim, é possível contar com os serviços das clínicas populares não apenas na hora que urgências e emergências acontecem, mas também para o acompanhamento e exames de rotina, contribuindo para a prevenção de doenças e para uma saúde melhor, sem que isso signifique um peso “extra” no bolso.

Vantagens

Lendo a explicação acima, já deu para notar algumas vantagens importantes, não é mesmo? Veja algumas:

  • custos mais acessíveis;
  • acompanhamento próximo;
  • tempo de espera pequeno tanto para consultas, como para retornos, procedimentos ou exames;
  • não é preciso pagar mensalidade, ou seja, você só paga por aquilo que usar e quando precisar;
  • possibilidade de acompanhar a sua saúde, se consultar com especialistas e fazer exames de rotina;
  • atendimento médico de qualidade, em clínicas com ótima infraestrutura e que permitem a realização de procedimentos e exames de baixa ou alta complexidade com custos reduzidos;
  • possibilidade de encontrar várias especialidades médicas.

É claro que, para ter acesso a todos esses benefícios, é essencial buscar por boas clínicas populares, com médicos capacitados e que ofereçam toda a estrutura que você precisa.

Outras alternativas para um bom atendimento médico

Além de todas essas opções, ainda existem outras alternativas para quem não deseja mais usar o plano de saúde. Uma opção é poupar o dinheiro que você pagaria mensalmente com o plano e investir em uma aplicação, como a poupança ou o tesouro direto. Assim, quando você precisar fazer uma consulta ou um procedimento médico, terá esse dinheiro à sua disposição.

Contudo, nem sempre é fácil separar uma quantia mensal e nem ter controle para fazer aplicações. Além disso, não sabemos quando teremos um problema de saúde e em alguns casos a complicação pode ser maior do que a reserva na poupança, como para cirurgias ou internações, que costumam ter valores altos.

Como você viu, existem possibilidades interessantes para conseguir um bom atendimento médico sem ter de arcar com as altas mensalidades e os problemas dos planos de saúde. Escolher a mais adequada depende muito da sua realidade, do quanto você pode investir e, claro, das suas necessidades.

Você gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma das nossas postagens!

Related Post

Especialmed

Criada para atender a um preço justo e acessível ao público que procura um atendimento com qualidade e agilidade no agendamento de consultas e exames, que não possui plano de saúde ou que possui e não está satisfeito com o serviço devido a problemas na qualidade, na demora no agendamento de consultas e no atendimento como um todo.

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/a/43/38/especialmed1/public_html/blog/wp-content/themes/especialmed/sidebar.php on line 1

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0