Por que é importante que idosos façam exame de urina periodicamente?

Exames de rotina, como de urina, sangue e fezes, são fundamentais em qualquer etapa da vida. Por meio deles, o médico pode avaliar nosso estado geral de saúde e, se for o caso, diagnosticar  e tratar rapidamente algumas doenças, aumentando as chances de cura.

No entanto, a partir dos 60 anos, esses exames se tornam ainda mais importantes. Nessa fase, o risco de contrair algumas doenças aumenta e é importante estar atento para garantir que sua qualidade de vida e bem-estar sejam mantidos.

O exame de urina é muito útil e não apenas para quem tem problemas renais. É muito comum que médicos solicitem este exame para detectar diversas outras doenças nos rins, sendo um checkup fundamental para entender e acompanhar o funcionamento do seu organismo como um todo.

Quer entender um pouco mais sobre o exame de urina? Acompanhe a leitura e saiba por que é essencial incluir o exame de urina na sua rotina de cuidados com a saúde!

Afinal, para que serve o exame de urina?

Um dos exames de rotina mais comuns, o exame de urina tem como objetivo fornecer ao médico informações sobre o estado geral de diferentes sistemas do organismo.

Por meio dele, é possível diagnosticar a presença e acompanhar a evolução de problemas urinários e doenças renais, bem como de doenças que não estão diretamente relacionadas ao órgão, como hipertensão e diabetes, bastante comuns em pacientes idosos.

Isso acontece porque algumas substâncias que são encontradas em situações normais na urina, como glicose, ureia, sódio, potássio e cálcio, quando estão com valores aumentados, podem indicar a presença de patologias que precisam ser investigadas pelo médico.

Além disso, como doenças renais podem agir de maneira silenciosa em seus estágios iniciais, ou seja, sem provocar dores ou outros sintomas, é importante realizar os exames periodicamente para que qualquer problema possa ser detectado bem precocemente, evitando assim complicações graves.

O exame de urina é realizado em três etapas:

  • Análise de características gerais, como volume, odor e coloração;

  • Análise da composição química, cujo objetivo é detectar elementos anormais;

  • Análise dos sedimentos da urina, que verifica, por exemplo, se há a presença de sangue ou de bactérias.

Quais são os tipos de exame de urina mais comuns?

Existem três tipos de exame de urina que costuma ser solicitados com frequência pelos médicos. Saiba mais sobre cada um deles:

1. Urina tipo 1 ou EAS

Bastante simples de ser realizado — basta colher em um frasco estéril a primeira urina da manhã, desprezando sempre o jato inicial, que costuma conter impurezas presentes na uretra — o exame de urina tipo 1 ou EAS (elementos anormais do dedimento) tem como objetivos principais identificar infecções urinárias e oferecer informações para o acompanhamento de doenças crônicas.

Esse tipo de exame também oferece dados importantes sobre a condição renal do paciente,  auxiliando no diagnóstico de uma série de doenças.

A presença de proteínas na urina, por exemplo, pode ser indicativo de problemas nos glomérulos renais, estruturas responsáveis pela filtragem do sangue. Já se houver glicose na amostra, é possível que o paciente tenha diabetes ou doenças nos túbulos renais.

2. Urina de 24 horas

Utilizado para identificar alterações na urina ao longo do dia, esse tipo de exame pode identificar uma série de doenças, como cálculos nas vias urinárias ou insuficiência renal. O  teste também é bastante utilizado para identificar quadros de pré-eclâmpsia durante a gravidez.

Para realizá-lo, é necessário armazenar em um frascos estéreis amostras de todas as urinas em um período de 24 horas, inclusive as do período noturno, desprezando apenas a primeira do dia. O procedimento deve ser finalizado no dia seguinte da coleta inicial, no mesmo horário.

3. Urocultura ou cultura de urina

Geralmente, a urinocultura ou cultura de urina é solicitada pelo médico para confirmar a suspeita de uma infecção provocada por bactérias.

Embora o exame de urina tipo 1 possa identificar a presença de infecções, somente esse tipo de teste consegue apontar com exatidão qual tipo de bactéria está provocando o problema, informação importante para que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado.

Para realizá-lo, é necessário fornecer uma amostra de urina — sempre que possível, a primeira da manhã — em um frasco estéril. Na sequência, a amostra coletada é colocada em um meio que favoreça o crescimento de microrganismos, o que permite a identificação das bactérias e germes que estão se proliferando.

Em que casos o médico costuma pedir o exame de urina?

Em geral, o médico solicita a realização do exame de urina em três situações. Entenda melhor quais são elas:

  • Avaliações de rotina: ainda que você não esteja sentindo nenhum desconforto, o médico costuma pedir o exame durante o check-up anual ou antes da realização de alguma cirurgia, para avaliar as condições gerais do paciente;

  • Avaliação de sintomas: se você apresenta sintomas que podem estar relacionados à doenças renais, como dores no abdômen e ao urinar, febre ou sangue na urina, o médico solicita o exame para auxiliar no diagnóstico de infecções e cálculos renais.

  • Acompanhamento de doenças: o médico também pode solicitar exames de urina para acompanhar a evolução e resposta ao tratamento de doenças renais relacionadas à diabetes e hipertensão e infecções, por exemplo.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, 10% da população mundial possui de doença renal crônica (DRC). O problema é mais grave entre os idosos, porque o risco de desenvolver a doença aumenta com o passar dos anos. Estima-se que entre 30% a 50% das pessoas acima dos 65 anos sofrem com a DRC.

Por isso, o exame de urina é fundamental para os idosos que querem cuidar da sua saúde e garantir mais qualidade de vida, bem-estar e independência. Não deixe de realizá-lo sempre que o seu médico solicitar ou, no mínimo, durante os seus exames de rotina anuais!

Gostou de saber mais sobre a importância do exame de urina para a sua saúde? Se você quiser saber que outros exames são essenciais para quem está na terceira idade e quer manter-se sempre saudável e bem disposto, clique aqui agora mesmo!

Especialmed

Criada para atender a um preço justo e acessível ao público que procura um atendimento com qualidade e agilidade no agendamento de consultas e exames, que não possui plano de saúde ou que possui e não está satisfeito com o serviço devido a problemas na qualidade, na demora no agendamento de consultas e no atendimento como um todo.

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/a/43/38/especialmed1/public_html/blog/wp-content/themes/especialmed/sidebar.php on line 1

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0