Clínica popular ou centros de saúde, qual a melhor opção?

Quem não pode pagar pelos altos preços cobrados pelos planos de saúde sempre fica apreensivo quando precisa de atendimento médico. Até pouco tempo atrás, a solução mais comum era enfrentar as longas filas dos centros de saúde gratuitos. No entanto, cada vez mais pessoas estão buscando os cuidados de uma clínica popular.

Mas afinal, será que vale mesmo a pena? Quais são as grandes diferenças entre a clínica popular e os centros de saúde? E qual dessas duas modalidades é a melhor opção para cuidar da sua saúde e da sua família?

Pensando em acabar de vez com essas dúvidas comuns sobre o assunto, criamos o artigo de hoje. Nele, você vai entender melhor como funciona o atendimento na clínica popular e compreender se essa é ou não uma opção vantajosa aos centros de saúde do governo.

Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

O que são centros de saúde?

Também conhecidos como unidades básicas de saúde, os centros de saúde são instituições públicas chefiadas por um médico nas quais se prestam atenção primária e integral de saúde. Eles são totalmente gratuitos, ou seja, você não paga nada pelas consultas ou exames.

O atendimento abrange as especialidades básicas, incluindo ou não assistência odontológica, e pode ser preventivo, curativo ou seja, de diagnóstico e tratamento de doenças, ou de reabilitação.

Em alguns casos, os centros de saúde oferecem atendimento 24 horas, enquanto outros realizam apenas consultas ou exames com hora marcada.

Como possuem grande procura e não são em número suficiente, os centros de saúde, por maior que seja a qualidade técnica e boa vontade dos profissionais, costumam estar sempre lotados.

Por isso, a espera por consultas e exames pode demorar meses ou até anos, o que pode colocar a sua saúde e a de sua família em risco já que algumas doenças, mesmo que a princípio pareçam de menor importância,  infelizmente não podem aguardar tanto tempo para serem diagnosticadas e tratadas.

E o que é uma clínica popular?

Criadas na década de 1990, as clínicas populares surgiram justamente para atender com qualidade e eficiência a população que não consegue receber um bom atendimento no sistema público de saúde e não tem condições de pagar pelos altos preços cobrados pelos planos de saúde particulares.

Como a solução inovadora trouxe mudanças no mercado, durante muito tempo, as clínicas populares foram vítimas de propagandas negativas, que tentavam atingir sua reputação ao afirmar que elas ofereciam serviços de baixa qualidade.

Aos poucos, no entanto, a clínica popular ganhou a confiança da população e demonstrou  ser uma solução inteligente para quem não abre mão de atendimento em saúde de qualidade, mas não quer pagar valores abusivos por isso.

Como funciona uma clínica popular?

De maneira geral, a clínica popular funciona exatamente como qualquer clínica particular, mas com preços muito mais acessíveis, ou seja, que cabem no seu bolso. Geralmente, elas contam com médicos de diversas especialidades: são cardiologistas, ginecologistas, pediatras, dermatologistas, oftalmologistas, endocrinologistas e muitos outros especialistas prontos para cuidar da sua saúde e da sua família.

Para ter acesso ao serviço, é bastante simples: basta ligar e agendar a sua consulta. No dia e hora marcados, você paga um valor acessível e recebe atendimento de qualidade. Para algumas especialidades, é possível receber atendimento até mesmo sem marcação prévia.

O grande diferencial das clínicas populares é que você não precisa pagar por nenhum tipo de mensalidade ou taxa extra fixa e nem mesmo cumprir nenhum tipo de carência, como aconteceria em um plano de saúde.

Funciona assim: quando precisar do serviço, você paga somente por ele e usa imediatamente, sem parcelas que podem pesar no seu bolso ou acabar comprometendo o seu orçamento.

Quais são as vantagens da clínica popular?

Na clínica popular, tudo é pensado para que o paciente seja atendido com qualidade e sem burocracia. Diferente do que acontece no sistema público de saúde, não é preciso esperar meses ou anos para realizar uma consulta ou um exame e você não tem que lidar com nenhum tipo de complicação desnecessária.

Além disso, a agilidade na prestação de serviços faz com que ela seja a opção ideal para quem precisa cuidar da saúde, mas não pode perder horas preciosas de trabalho esperando pelo atendimento médico.

Quem já usou o sistema público de saúde sabe que, além de esperar meses por uma consulta ou para realizar um exame de sangue ou raio x (muitas vezes, levando de 7 a 30 dias desde o agendamento até o dia do exame), é comum que o centro de saúde esteja lotado e uma consulta agendada para o período da manhã aconteça apenas no fim da tarde. Ou pior, nem aconteça.

Outra grande vantagem da clínica popular é que você pode resolver tudo em um único lugar. É possível marcar sua consulta ginecológica, por exemplo, e no mesmo local já fazer exames como a mamografia e o preventivo, eliminando deslocamentos que fazem você perder tempo e dinheiro. Você também recebe o resultado desses exames com rapidez, o que garante um diagnóstico mais ágil e seguro.

Já no centro de saúde, é bastante comum que após esperar meses para uma consulta com um ginecologista, você receba uma solicitação de exames e tenha que aguardar mais outros meses para poder realizá-lo, o que em alguns casos pode representar um grave risco para a sua saúde.

Por concentrar muitas especialidades em um único espaço, a clínica popular também é  uma ótima opção para pacientes de terceira idade ou portadores de necessidades especiais, já que para eles o deslocamento para diversas consultas e exames em locais diferentes pode representar um desconforto muito grande. Com esse modelo de atendimento, é possível garantir assistência completa e sem complicações para esse público.

Como você pode ver, a clínica popular é uma alternativa inteligente para quem está cansado da demora e ineficiência do sistema público de saúde e quer ser atendido com rapidez e qualidade, mas não pode assumir o compromisso de pagar os altos preços cobrados pelos planos de saúde.

Gostou de entender melhor a diferença entre clínica popular e centros de saúde? Se você quiser receber mais artigos interessantes sobre saúde e estar bem informado sobre o assunto, não perca mais tempo e assine agora mesmo nossa newsletter!

Especialmed

Criada para atender a um preço justo e acessível ao público que procura um atendimento com qualidade e agilidade no agendamento de consultas e exames, que não possui plano de saúde ou que possui e não está satisfeito com o serviço devido a problemas na qualidade, na demora no agendamento de consultas e no atendimento como um todo.

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/a/43/38/especialmed1/public_html/blog/wp-content/themes/especialmed/sidebar.php on line 1

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0