Acesso à saúde: 3 alternativas para se consultar com médicos de ponta

Depender do acesso à saúde pública no Brasil é um desafio para quem se preocupa com a qualidade de vida e bem-estar da sua família. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, o tempo de espera médio para se obter uma consulta é de até 6 meses para 47% dos entrevistados ou até mais do que isso em 29% dos casos.

Com um sistema superlotado, que recebe cada vez menos investimentos do governo federal — em 2010, o Brasil gastou apenas 10,7% do seu orçamento público total com saúde — são cada vez mais comuns os casos de pessoas que acabam falecendo na fila de espera por consultas e exames.

Diante desse panorama, buscar alternativas para que sua família possa ter acesso a médicos de qualidade em caso de necessidade deve se tornar prioridade. Mas afinal, quais são as opções disponíveis para quem não quer depender apenas do sistema público de saúde? É o que você vai entender melhor no artigo de hoje. Acompanhe a leitura!

Conheça 3 maneiras de ter acesso à saúde de qualidade

1. Consultas particulares

As consultas particulares são uma das maneiras mais conhecidas pelo público em geral de ter acesso à saúde de qualidade e poder ouvir a opinião de um especialista sobre o seu caso.

Nesse caso, o atendimento é bastante simples. Basta telefonar para o consultório do médico pelo qual você deseja ser atendido, marcar a consulta e comparecer no dia combinado.

O grande inconveniente desta modalidade é mesmo a questão financeira. Em geral, consultas particulares têm um alto custo envolvido. Ainda que você tenha direito a um retorno gratuito em até 30 dias para que o profissional possa avaliar o resultado dos exames solicitados, todas as consultas subsequentes deverão ser pagas integralmente.

Isso acaba dificultando ou mesmo impossibilitando a continuidade do tratamento no caso de doenças crônicas, que exigem acompanhamento constante e, por si só, já costumam abalar o orçamento com outros gastos envolvidos, como medicamentos e exames laboratoriais.

Portanto, apesar do bom atendimento prestado, as consultas particulares acabam se mostrando uma opção inviável para a maior parte dos brasileiros que precisam fazer um controle rígido dos gastos para chegar com o orçamento equilibrado no final do mês.

2 . Planos de Saúde

Optando por essa modalidade, você deixará de depender do sistema público de saúde para ter acesso a uma rede credenciada de médicos e hospitais, que varia bastante de acordo com a operadora e o plano escolhido.

Para ter acesso a essa rede credenciada você precisará pagar um valor mensal, independentemente de estar ou não utilizando os serviços disponibilizados no contrato. O valor a ser cobrado está ligado, entre outros fatores, à quantidade e qualidade de serviços oferecidos. Em palavras simples, quanto mais médicos, hospitais e laboratórios o plano incluir, mais caro ele será.

Além disso, a mensalidade aumenta progressivamente de acordo com a idade do segurado. Esse sistema de cobrança causa insegurança em que opta pelo plano de saúde, já que é comum que com o passar dos anos e a chegada da aposentadoria a renda sofra uma diminuição, e é justamente nessa etapa da vida que os serviços de saúde costumam ser mais necessários.

Além da mudança de valor por faixa de idade, o plano também está sujeito a reajustes anuais, o que tornam seus custos ainda menos previsíveis e essa alternativa para ter acesso a médicos de ponta, menos viável.

Também é importante considerar que o acesso aos serviços no plano de saúde pode envolver alguma burocracia. Embora a marcação de consultas seja bastante simples, alguns exames e procedimentos estão condicionados à autorização prévia da seguradora, o que pode ser um fator extra de estresse em situações em que você já está naturalmente mais fragilizado.

Outra desvantagem do plano de saúde é que, mesmo pagando caro desde a assinatura do contrato, você não tem a garantia de atendimento imediato, já que as operadoras de saúde estão autorizadas por lei a estipular períodos de carência no início do contrato.

Isso quer dizer que, durante um prazo determinado, que pode sofrer variações de um plano para o outro, ainda que você pague a sua mensalidade em dia, não pode ter acesso a todos os serviços oferecidos no seu contrato, o que pode deixá-lo sujeito a gastos extras em situações emergenciais, como um filho doente que precisa de uma consulta médica durante a carência.

3. Clínicas populares

Acesso à saúdePensando em atender uma enorme parcela da população que não pode arcar com os custos de consultas particulares ou de planos de saúde, mas não abre mão de ter acesso à saúde de qualidade tanto para si quanto para aqueles que mais ama, surgiram as clínicas populares.

Criadas na década de 1990, elas são uma solução inteligente para garantir acesso à médicos de ponta sem pesar no seu orçamento. Seu funcionamento é bastante simples: para fazer uso das clínicas populares, basta ligar e agendar uma consulta.

No dia marcado, você receberá atendimento de qualidade por um valor muito menor do que aquele cobrado nas consultas particulares. Além disso, diferente do que acontece nos planos de saúde, para ser atendido em uma clínica popular você não precisa pagar nenhum tipo de mensalidade e nem aguardar um período de carência.

Outra grande vantagem das clínicas populares é que elas concentram médicos de diversas especialidades, o que ajuda a economizar tempo e dinheiro.

A medida é especialmente útil para idosos, que muitas vezes necessitam se consultar com diversos médicos e podem sofrer uma série de desconfortos com deslocamentos constantes.

Além das consultas, as clínicas populares também estão preparadas para realizar exames laboratoriais e de imagem por preços que cabem no seu bolso, tornando o seu dia a dia ainda mais prático.

Em Belo Horizonte, a Especialmed oferece acesso à saúde de qualidade para quem faz questão de ser bem atendido. Com estrutura completa, a clínica conta com médicos de diversas especialidades e equipamentos para todos os tipos de exames a preços que não comprometem o orçamento da sua família. Venha nos fazer uma visita e conhecer melhor a nossa estrutura! Será um prazer cuidar da sua saúde!

Related Post

Especialmed

Criada para atender a um preço justo e acessível ao público que procura um atendimento com qualidade e agilidade no agendamento de consultas e exames, que não possui plano de saúde ou que possui e não está satisfeito com o serviço devido a problemas na qualidade, na demora no agendamento de consultas e no atendimento como um todo.

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/a/43/38/especialmed1/public_html/blog/wp-content/themes/especialmed/sidebar.php on line 1

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0