Como evitar os postos de saúde lotados?

Quem já precisou usar os serviços dos postos de saúde sabe bem: faltam médicos e sobram pacientes. O resultado são unidades superlotadas, com filas de espera para marcação de consultas e exames que chegam a durar meses e até anos.

Além de superlotação, postos de saúde têm outros problemas

Como se não fosse suficiente, a superlotação não é o único problema enfrentado por quem depende do serviço público para ser atendido por um médico ou para realizar algum exame.

Entenda que outras dificuldades você pode enfrentar se contar apenas com o SUS para cuidar do seu bem-estar e daqueles que você mais ama:

Faltam materiais básicos

Em muitos casos, a falta de estrutura e investimento faz com que faltem materiais básicos para o atendimento à população nas unidades de saúde. É bastante comum não encontrar nem mesmo medidores de pressão, termômetros ou insumos para a realização de curativos.

De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina, em 70% dos postos de saúde pesquisados não havia máscaras para manejar vias áreas e em mais de 60% não havia desfibrilador para paradas cardíacas ou mesmo cânulas de desobstrução das vias aéreas, itens de extrema importância para manutenção dos sinais vitais dos pacientes.

Além disso, entre 30% a 50% das unidades básicas de saúde não tinham equipamentos que permitissem ler radiografias, realizar exames auditivos ou de visão, impossibilitando a realização de diagnósticos simples de pacientes que foram atendidos nesses locais.

Não há condições adequadas de higiene

Além da falta de material básico para atendimento, é comum que esses postos de saúde também atuem sem condições adequadas de higiene, o que aumenta os riscos de infecções hospitalares e contaminações de profissionais que ali trabalham.

É bastante frequente encontrar postos de saúde com elevadores fora de serviço — obrigando idosos e pessoas com dificuldades de locomoção a enfrentarem diversos lances de escada — ou até mesmo sem água para o funcionamento dos banheiros.

Em palavras simples, o local onde você deveria dirigir-se para buscar mais saúde e bem-estar para você e para sua família acaba se convertendo em um local de potencial risco de agravamento da sua condição médica e daqueles que você mais ama.

Faltam médicos especialistas

Quando o problema não é a falta de material básico ou de condições adequadas de higiene, os postos de saúde sofrem com a falta de médicos especialistas.

O que deveriam ser centros de atendimento multiprofissionais funcionam frequentemente com um único clínico geral, que se desdobra para atender um número de pacientes muito superior à sua capacidade diária.

Desse modo, pacientes que necessitam da atenção de médicos especialistas, como ginecologistas, urologistas, neurologistas e ortopedistas ficam sem receber atendimento e correm o risco de ter sua condição médica agravada pela falta de um diagnóstico precoce.

Para evitar que você e sua família tenham que enfrentar todos esses problemas, surgiram as clínicas populares. Quer entender melhor como elas funcionam?

Afinal, o que são as clínicas populares?

Criadas na década de 1990, as clínicas populares surgiram para atender uma parcela da população que está descontente com o atendimento do sistema público, mas não pode pagar as altas mensalidades propostas pelos planos de saúde.

Seu sistema de atendimento é muito simples: por um valor que cabe no seu orçamento, você tem acesso à consultas e exames em uma infraestrutura de clínica particular.

Para ser atendido em uma clínica popular, não é preciso pagar nenhuma mensalidade ou taxa fixa. Você só paga o valor da consulta ou exame quando for utilizar o serviço.

Quais são as vantagens de utilizar o serviço das clínicas particulares?

As vantagens de optar pelas clínicas particulares são muito grandes. Vamos conhecer as mais importantes?

Preço acessível

As clínicas populares oferecem acesso a um serviço médico de alta qualidade por um valor que cabe no seu bolso.

Assim, você não fica dependente de um plano de saúde que cobra mensalidades altas e que são reajustadas com frequência, o que é especialmente útil para quem tem idosos na família, faixa da população que mais costuma sofrer com os altos preços praticados por essas entidades.

Sem burocracia

Com as clínicas populares, você não precisa mais acordar de madrugada e esperar na fila para marcar uma consulta que será realizada só daqui a semanas ou meses. Você entra em contato com a clínica via telefone ou WhatsApp e agenda sua consulta rapidamente.

Para algumas especialidades, não é preciso nem mesmo realizar a marcação: você chega e é atendido na hora.

Mais praticidade

As clínicas populares reúnem médicos de diversas especialidades em um único endereço, o que ajuda você a realizar suas consultas com mais praticidade e rapidez.

Assim, fica mais fácil agendar a consulta como pediatra para a sua filha, com o ginecologista para você e com o cardiologista para o seu pai no mesmo dia e lugar, evitando deslocamentos excessivos e  gastos desnecessários com transporte.

Além de consultas, as clínicas populares também oferecem diversos exames e procedimentos no mesmo endereço, agilizando o diagnóstico e tratamento de doenças e facilitando o seu dia a dia.

>Atendimento humanizado

Com o alto fluxo de pessoas nos postos de saúde, fica quase impossível para os médicos acompanhar cada caso com a atenção necessária.

Nas clínicas populares, isso não acontece. Os profissionais estão capacitados para oferecer um atendimento humanizado e personalizado, o que permite que cada paciente seja acompanhado com a dedicação que merece.

Como você pode ver, as clínicas populares são uma solução inteligente para quem não quer deixar a saúde da sua família nas mãos do sistema público de saúde, mas também não deseja se submeter às cobranças abusivas praticadas pelos planos de saúde.

O modelo é perfeito para quem faz questão de um atendimento de qualidade, realizado por profissionais altamente qualificados em uma estrutura de clínica particular, por um valor que cabe em qualquer orçamento!

Gostou de entender um pouco mais sobre o funcionamento das clínicas populares? Se você quiser agendar consultas e exames a preços acessíveis, deixe seu contato com a Especialmed e nós ligamos para você!

Especialmed

Criada para atender a um preço justo e acessível ao público que procura um atendimento com qualidade e agilidade no agendamento de consultas e exames, que não possui plano de saúde ou que possui e não está satisfeito com o serviço devido a problemas na qualidade, na demora no agendamento de consultas e no atendimento como um todo.

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/a/43/38/especialmed1/public_html/blog/wp-content/themes/especialmed/sidebar.php on line 1

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0