Oftalmologia

oftalmologia

O oftalmologista é o médico responsável pela saúde dos olhos e seus anexos. Assim como em qualquer área médica, dentro da oftalmologia também existem diversas especialidades, como: cirurgia refrativa, catarata, doenças orbitárias, plástica ocular e muitas outras.

Quais os problemas oftalmológicos mais comuns?

A miopia é de longe o problema ocular que mais leva as pessoas ao oftalmologista. Ela pode ser hereditária e aparecer ainda na infância ou surgir quando adulto, devido a fadiga ocular. O sintoma mais comum é a dificuldade para enxergar de longe e o tratamento é o uso de óculos corretivos.

Além dela, existem outros problemas que levam às pessoas até o oftalmologista, como:

  • estrabismo (quando um ou ambos os olhos estão desviados);
  • ambliopia (desenvolvimento irregular de um dos olhos);
  • leucocoria (lesões que se caracterizam como manchas brancas na parte posterior à pupila nos recém-nascidos);
  • retinoblastoma (tumor que atinge as células da retina);
  • catarata;
  • glaucoma.

Será que preciso me consultar com um oftalmologista em BH?

Muitas pessoas acreditam que, por não sentirem necessidade de usar óculos, também não precisam visitar o oftalmologista. Mas nem sempre isso é verdade, já que a presença de alguns sintomas, dependendo da fase da vida, exige um cuidado profissional. Veja quais são.

Bebês e recém-nascidos

É fundamental que a partir do primeiro mês a criança se consulte com o oftalmologista para a realização do “teste do olhinho”, um exame de fundo de olho capaz de diagnosticar várias alterações.

Crianças e jovens

Muitas vezes, não conseguem identificar sozinhos os problemas de visão e por isso o recomendável é se consultarem com um oftalmo uma vez por ano. Alguns sinais indicam problemas de visão, como: dores de cabeça constante, vermelhidão ou coceira nos olhos e baixo rendimento escolar.

Adultos

Além da dificuldade para enxergar, outros sinais importantes merecem alerta, como: olho seco, ardência ocular, dor de cabeça de origem desconhecida, lacrejamento constante ou ainda vontade de uma cirurgia refrativa (para não usar mais óculos).

Idosos

Nessa faixa etária, o glaucoma e a catarata são duas preocupações. Por isso, fique alerto a sintomas como o embaçamento da visão e faça rotineiramente exames de fundo de olho e de verificação de glaucoma.

Se você está com algum destes sintomas, está na hora de procurar um médico. Precisa de um oftalmologista em Belo Horizonte? A Especialmed conta com um centro clínico completo, com médicos especialistas e tecnologia de ponta para a realização de diversos exames e até cirurgias.

Pensou em oftalmologista em BH, pensou em Especialmed. Consultas a partir de R$ 89. Entre em contato e agende agora mesmo a sua consulta!

Você NÃO precisa de um plano de saúde ou pagar caro para receber atendimento especializado. Agora você pode agendar consultas e exames com valores acessíveis, e receber atendimento rápido em várias especialidades!