Exames de sangue e fezes: por que seus filhos devem fazer todo ano

Se você não se lembra da última vez que seu filho fez exames de sangue e fezes, saiba que é muito importante rever esse hábito. Realizar check-ups anuais nos pequenos é essencial para quem se preocupa com a saúde e bem-estar das crianças.

Exames de sangue, fezes, urina e até consultas com oftalmologista devem fazer parte da rotina infantil para garantir que qualquer problema de saúde seja rapidamente detectado e tratado. Além disso, ainda que a criança esteja saudável, esses exames fornecem informações importantes para que os médicos possam atuar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e obesidade.

Qual é a importância da realização dos exames de sangue e fezes anualmente? Acompanhe a leitura e entenda por que você não deve deixar esse check-up para depois!

Exames de fezes

Como é realizado?

Para a realização do exame de fezes, é necessário coletar o material em um recipiente próprio, que é fornecido pelo próprio laboratório ou vendido em farmácia.

As fezes não devem ter contato com a água do vaso sanitário ou urina e precisam ser entregues ao laboratório o quanto antes. Se for necessário aguardar, armazene o material na geladeira, por um período não superior a 24 horas. Para isso, é muito importante que o material esteja corretamente fechado, envolvido em papel alumínio para que não haja contaminação da amostra e do conteúdo da geladeira.

Não é recomendado o uso de laxantes e, em alguns casos, o médico pode solicitar que o paciente não ingira alguns alimentos que podem comprometer o resultado dos exames.

O que ajuda a detectar?

O exame de fezes pode auxiliar o médico no diagnóstico de uma série de problemas de saúde, tais como:

  • verminoses: o teste detecta a presença de parasitas e protozoários, responsáveis por sintomas como diarreias, emagrecimento excessivo e fraqueza;

  • gordura: a presença excessiva de gordura nas fezes está relacionada à diversas enfermidades, como doença celíaca e de Crohn, que precisam ser investigadas;

  • sangue: a presença de sangue nas fezes pode indicar problemas no sistema digestivo e exigir exames complementares.

Por que é importante fazer?

Exames de fezes devem ser realizados anualmente para garantir que qualquer eventual problema de saúde do seu filho seja detectado precocemente, especialmente na fase em que os pequenos começam a engatinhar e levar coisas à boca e estão mais sujeitos à adquirir uma verminose.

Também é comum que o problema apareça quando a criança começa a comer comida, especialmente cura. Além do check-up anual, o exame de fezes deve ser realizado sempre que surgirem sintomas específicos que possam indicar a presença de vermes, como emagrecimento excessivo, dores de barriga constantes, fraqueza e coceira no ânus.

É importante realizar o teste também sempre que houver qualquer alteração importante na consistência ou cor das fezes ou a presença de gordura ou sangue. Adicionalmente, o médico também pode solicitar o exame se desconfiar de alguma doença crônica, para verificar se há a presença de alguma substância específica no material.

Exames de sangue

Como são realizados?

exame de sanguePara a realização dos exames de sangue, é preciso levar a criança até o laboratório de sua preferência, onde ela fará movimentos de abrir e fechar a mão repetidamente para estimular a circulação na região do antebraço. Na sequência, o enfermeiro fará a coleta do material no vaso mais saliente e enviará as amostras para a análise.

Embora muitas pessoas não saibam, o jejum só é recomendado em exames de sangue em que a alimentação influi diretamente no resultado final, como nos testes de glicose, insulina e peptídeo C.

Exames para avaliar o colesterol e triglicerídeos, por exemplo, não exigem longos períodos sem alimentação. Por isso, é importante informar-se sobre os procedimentos adequados para não submeter a criança a um longo período de jejum sem necessidade.

O que ajudam a detectar?

Com o auxílio dos exames de sangue, o médico tem a oportunidade de diagnosticar precocemente uma série de doenças e deficiências nutricionais nas crianças, ainda que elas estejam aparentemente saudáveis. Conheça algumas das mais comuns:

  • diabetes;

  • anemia;

  • colesterol e triglicerídeos elevados;

  • baixa dosagem de vitamina D.

Por que é importante fazer?

Exames de sangue anuais são essenciais para quem quer garantir que a saúde dos pequenos esteja sempre em dia. Em crianças pequenas, a deficiência de ferro, condição que provoca anemia, é relativamente comum, e pode ser facilmente detectada por meio do teste.

Além disso, é possível mensurar as quantidades de outros minerais e vitaminas, especialmente em crianças com dificuldade para ganhar peso. Também é importante destacar que alguns problemas de saúde são assintomáticos, ou seja, se desenvolvem sem que a criança apresente qualquer sinal externo de problema.

Não é incomum, por exemplo, que crianças aparentemente saudáveis e com peso dentro do esperado para sua idade apresentem taxas de colesterol e triglicerídeos elevadas. No caso daquelas com excesso de peso ou com histórico familiar de doenças crônicas, o cuidado deve ser redobrado.

Também é importante realizar exames de sangue sempre que a criança apresentar quadro infeccioso, com sintomas como dor, manchas pelo corpo ou febre.

O início da rotina de exames de sangue anuais varia de um pediatra para outro. Para crianças que têm histórico familiar de colesterol elevado, por exemplo, alguns profissionais pedem os testes a partir dos 2 anos, enquanto outros preferem esperar até os 5 anos.

No entanto, independentemente da idade em que a rotina de exames laboratoriais é iniciada, é fundamental que a criança faça visitas regulares ao pediatra, para que ele possa acompanhar de perto o seu desenvolvimento.

Deixar para visitar o médico apenas quando os pequenos estão com dor, febre ou algum outro sintoma preocupante é uma conduta pouco recomendável. O ideal é que no primeiro ano de vida a criança faça visitas mensais ao pediatra, passando para visitas trimestrais no segundo ano e anuais a partir daí.

Dessa maneira, é possível acompanhar detalhadamente a saúde da criança, diagnosticando e tratando rapidamente qualquer enfermidade e garantindo um desenvolvimento saudável.

Gostou de saber mais sobre a importância de realizar um check-up geral, incluindo exames de sangue e fezes, anualmente nos pequenos? Se você quer receber mais dicas de saúde e bem-estar, não esqueça de curtir nossa página no Facebook!

Especialmed

Criada para atender a um preço justo e acessível ao público que procura um atendimento com qualidade e agilidade no agendamento de consultas e exames, que não possui plano de saúde ou que possui e não está satisfeito com o serviço devido a problemas na qualidade, na demora no agendamento de consultas e no atendimento como um todo.

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/a/43/38/especialmed1/public_html/blog/wp-content/themes/especialmed/sidebar.php on line 1

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0